O Maya é atualmente um dos softwares mais utilizados por grandes estúdios e produtoras de multi-mídia, para modelagem e animações 3D, efeitos especiais para cinema e televisão, assim como para o desenvolvimento de jogos de computador ou games. O Maya é também muito utilizado por free-lancers e estudantes de computação gráfica. O software é desenvolvido e comercializado pela Autodesk.
Origens e História do Programa
O Maya é um software dedicado à modelagem 3D, animações e efeitos especiais que foi originalmente desenvolvido pela empresa Alias, sendo utilizado para desenvolvimento de jogos de computador, televisão e cinema.
A Alias Research é uma empresa originalmente fundada em 1983. Nesta mesma época, foi fundada a Wavefront Technologies em 1984, que viria a lançar o "Wavefront Advanced Visualizer", um programa de alto custo e projetado para rodar em estações gráficas caras chamadas Silicon Graphics, que usavam sistema operacional Unix e muito utilizado para a criação de efeitos especiais para cinema de Holywood e televisão.
Em 1993 a Wavefront comprou uma empresa Francesa chamada TDI Thomson Digital Image Explore e se uniu com a Alias Power Animator do Canadá, empresas estas incorporadas pela Silicon Graphics Inc formando a empresa Alias-Wavefront.
Em 1998 foi lançado o programa Maya. Em Janeiro de 2006 a Autodesk comprou a Alias-Wavefront ampliando seu domínio e controle sobre o mercado de programas 3D.
Desenhos Animados 3D e Produções que utilizaram o Maya
Filmes de desenho animado como "A Era do Gelo", "Monstros versus Aliens" e "A Aventura Começa/The Adventure Begins" foram produzidos com utilizando este programa.
Grandes produções de Hollywood que mesclam modelagem 3D e animações tanto de objetos como personagens, e mesclam com cenas reais e atores reais também tem utilizado o Maya. A super produção "Avatar" de James Cameron, e filmes como "O Senhor dos Aneis" e o "O Homem Aranha" contaram com o software Maya.
Veja mais sobre o Maya e seu uso na produção do filme Avatar.
Acima cena e personagens do desenho 3D " A Era do Gelo" | Cenas de Avatar, marco da computação grafica 3D |
O software mais usado para série a "Era do Gelo" foi o Maya, segundo disse seu Diretor, Carlos Saldanha, em uma palestra tipo bate-papo, que assisti na Livraria Saraiva do Shopping Rio Sul em Setembro de 2009. Outros softwares complementares e plug-ins também foram utilizados segundo o diretor, e trabalharam na produção estimadamente 300 pessoas.
Na imagem acima, à direta, cena de ação do filme Avatar produzido com recursos de computação gráfica 3D. A produção de Avatar revoluciona o genero e produções de ficção científica, na forma de criar estórias com personagens reais, mesclados com cenários e personagens digitais 3D. Esta técnica inovadora se estende à criação de games ou video games.
"Monsters vs Aliens" e um desenho 3D produzido com o Maya | Cenas de Avatar, marco da computação grafica 3D |
Vantagens do Maya
A Autodesk tem investido muito no Maya e muitas empresas que trabalham com super produções trabalham com o Maya porque permite customização e porque possuei uma linguagem robusta.
Alguns profissionais que estão na cadeia produtiva do mercado 3D de entretenimento produzido com computação gráfica afirmam que 90% dos principais estúdios de efeitos e animação do mundo tem como principal programa o Maya.
Grandes estúdios e produtoras como Lucas Film, Pixar, ILM, Cafe FX, assim com muitas outras de grande porte também utilizam o Maya. O Maya também é um software que conta com muitas ferramentas integradas para pós edição usadas pelas grandes indústrias.
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Aqui Gabriel Sarrie - ' Cade a opção de download ?
ResponderExcluirisso e um artigo amigo e nao o download do programa
ResponderExcluirmas aqui no site tem o download do autodesk maya 2011
http://www.mayconsoft.com.br/2011/07/download-autodesk-maya-2011.html